MODA

Filmes de moda

O cinema e a moda estão conectados diretamente, lançando tendência a cada filme produzido e, muitos até inspirando coleções e desfiles de grandes estilistas. Grande exemplo disso é a obra prima de Stanley Kubrick, Laranja Mecânica (1971) que é um marco do cinema, e foi inspiração para o desfile de Alexandre Herchcovitch Verão 2011, além disso, fez a diferença na moda com a mistura de cores laranja, branco e preto. É o cult no sentido mais completo do termo.

Ainda nos clássicos do cinema, Audrey Hepburn com seu charme e elegância deixou sua marca em cada filme feito e no mundo da moda. Em Bonequinha deLuxo, ela interpreta Holly uma menina mulher que esbanja personalida. Se há uma imagem que resume beleza e luxo no cinema do século 20, com certeza é a de Audrey Hepburn usando Givenchy com colar, luvas e seu cigarro na piteira. Além desse, Audrey também fez Cinderela em Paris, uma atendente de livraria que se torna modelo internacional, posando para editoriais de moda de uma grande revista americana. Todos os figurinos da atriz são assinados por Givenchy.

Atualmente, dois dos filmes que representaram maravilhosamente bem o mundo da moda foi “Coco Avant Chanel”, que conta a história da famosa estilista francêsa Gabrielle “Coco” Chanel desde a infância pobre até a criação de um império da indústria da moda, interpretada com muito charme pela Audrey Tautou.  Outro filme muito comentado foi “O diabo veste Prada” que conta a história de uma jovem jornalista que consegue uma vaga como assistente pessoal da temida editora da revista de moda Runway. O enredo mostra o dia-a-dia da conturbada publicação, e o figurino conta com criações de alguns dos maiores estilistas do mundo.

Tem muito mais filme pela frente, então fica a lista pra fazer a festa, e se inspirar na moda com filmes lindos:

‘Prêt-à-Porter’ (‘Prêt-à-Porter’, EUA, 1994): O filme critica e temporalidade e a futilidade das roupas e conta com participações especiais de artistas e modelos como Björk, Cher, Naomi Campbell e Claudia Schiffer.

‘Zuzu Angel’ (‘Zuzu Angel’, Brasil, 2006): O drama real da estilista brasileira Zuzu Angel

‘Identidade de Nós Mesmos’ (‘A Notebook on Clothes and Cities’, Alemanha, 1989):
O talentoso cineasta Wim Wenders conversa com o premiado estilista japonês Yohji Yamamoto sobre seu processo criativo, seu trabalho e sua visão de mundo nesse belo e cultuado documentário.

‘Quem é Você, Polly Magoo?’ (‘Qui êtes-vous, Polly Maggoo?’, França, 1966): Nessa sátira da indústria da moda, Polly Maggoo é uma jovem americana de 20 anos que foi seguir a carreira de modelo em Paris.

‘Mundo Fashion’ (‘The Intern’, EUA, 2000): Entre plumas, paetês e muita gente bonita.

‘Modas de 34′ (‘Fashions of 34′, EUA, 1934):A estrela hollywoodiana Bette Davis é a protagonista desse famoso musical sobre a pirataria no mundo da moda

‘Abrindo o Zipper’ (‘Unzipped’, EUA, 1995)
Esse documentário mostra a preparação de uma coleção do estilista Issac Mizrahi, famoso durante a década de 90.

MODA

Leave a comment